Publicado em 31/10/2023 10:59:01 - Atualizado em 14/02/2024 07:03:13

Filhote de onça-pintada do Parque Ecológico de São Carlos tem nome definido

Eleição foi realizada no primeiro final de semana do pequeno animal em seu recinto, junto de sua mãe

Filhote de onça-pintada do Parque Ecológico de São Carlos tem nome definido
Onça-pintada filhote pode ser vista no Parque Ecológico de São Carlos. (Foto: Divulgação)

Theodoro foi o nome escolhido para o novo filhote de onça-pintada nascido no Parque Ecológico de São Carlos. A eleição aconteceu presencialmente em seu primeiro semana no novo recinto, ao lado da mamãe Tabatinga.

Apenas quem foi ao parque visitar o mais novo integrante do espaço conseguiu votar, em cédulas, na melhor opção. Os nomes sugeridos eram Koda Jr, Uriel, Theodoro, Pinhal, Borromeu, Sanca, Barão, Marruá e Carlopolitano.

Nascido dos pais Codajás e Tabatinga, ambas onças resgatadas na região amazônica, o filhote já carrega a responsabilidade de contribuir com a preservação das onças pintadas junto ao grande programa de conservação nacional ao qual o parque faz parte há anos.

O FUTURO DE THEODORO

O biólogo explica que Theodoro nasceu fruto de uma determinação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Grandes Felinos, que determinou que Codajás e Tabatinga ficassem juntos para gerar um filhote que fosse viável no futuro.

“Esse animal é um patrimônio que poderá ser utilizado pelo poder público, pelo ICMBio, como um possível reprodutor para outros animais que podem ir para a natureza, ou ele mesmo através de um longo treinamento retornar à natureza, como já aconteceram em outros casos, com outros animais inclusive fora do país”.

Fernando Magnani, diretor do Parque Ecológico

O filhote pode ser visto no recinto definitivo junto com sua mãe, Tabatinga, de terça a domingo, das 8h às 16h30. O Parque Ecológico de São Carlos fica na Estrada Municipal Guilherme Scatena.

A foto mostra uma onça-pintada adultaRecinto das onças no Parque Ecológico.

 

SOBRE A RAÇA

Maior felino das Américas e o terceiro do mundo, depois do leão e do tigre. O seu corpo é mais robusto, musculoso e compacto com comprimento variando entre 1,10 a 2,40 metros, fora a cauda que pode chegar a 0,80 metros. O peso oscila entre 40 a 130kg, podendo um macho chegar a 150Kg.

A gestação dura em média 90 a 115 dias. Nasce de um a quatro filhotes, porém o mais comum são dois. Os filhotes nascem completamente cegos e totalmente dependentes da mãe. Com duas semanas de vida eles abrem os olhos.

Fonte: www.acidadeon.com/saocarlos


Categorias: Cidade
Mais Notícias

Página 1 de 366